top of page
thumb3 pos click.jpg

Categorização de transações

O Guiabolso é um aplicativo de finanças pessoais. Ele é capaz de se conectar com várias contas bancárias dos usuários e entender seus comportamentos com dinheiro. Esses dados são tratados e devolvidos aos usuários em forma de gráficos, listas e até recomendações de como aumentar as receitas e melhorar os gastos.

Um dos principais mecanismos que faz esse processo acontecer adequadamente é o sistema de categorização. Ele é responsável por distinguir receitas de gastos e principalmente identificar o que é cada transação financeira, como por exemplo: uma entrada mensal de R$ 5.000 é um salário e uma saída de R$ 60 em "Pizzaria Don Corleone" é um gasto de alimentação.

EMPRESA

Guiabolso

PERÍODO

2019

Problema

Basicamente, o sistema de categorização funcionava com uma base de dados e um código que relacionava o nome da transação com uma categoria. Então, por exemplo: se o nome da transação continha a palavra "pizzaria" era categorizada em Alimentação.

Contudo, com novas empresas e marcas surgindo, rapidamente o banco de dados ficava desatualizado. Não tinha como categorizar uma transação "Uber" porque essa palavra não existia antes. E ainda, essa transação poderia ser categorizada como Transporte ou Alimentação (Uber Eats).

Esse e outros casos fizeram com que surgisse a hipótese de que o sistema de categorização do Guiabolso estava defasado.

Dados

Com a hipótese em mãos, foi necessário colher dados de que a mesma era verdadeira. Foi descoberto que o sistema de categorização errava em cerca de 16% das transações, como visto no gráfico abaixo:

O erro significava que o sistema não categorizou ou o usuário alterou a categorização realizada. Apenas nos 3 primeiros meses de 2019, a falta de categorização subiu 15,3% e a recategorização pelos usuários subiu 14,8%. Considerando que não são todos os usuários que atualizam as categorias e não atualizam todas as transações, os números eram pistas de um problema ainda maior.

Já uma pesquisa realizada com base nos comentários da Apple Store e Google Play, NPS (Net Promoter Score) e na seção de ajuda dos aplicativos descobriu que 75,8% das reclamações eram relacionadas ao sistema de categorização, entre eles:

  • Ícones de categorias pouco intuitivos;

  • As categorias existentes não atendiam às necessidades dos usuários;

  • Tarefa de recategorização complexa;

  • O sistema não aprendia com a recategorização dos usuários.

Por último, os resultados de uma pesquisa quantitativa com 4.650 respostas de usuários do Guiabolso descobriu que:

  • 78% já precisou recategorizar uma transação;

  • 60% já precisou criar novas categorias;

  • 65,5% gostaria de poder editar as categorias padrão do aplicativo.

Solução

Baseado nos resultados das pesquisas e tratamento de dados, foi analisado que mais de uma iniciativa poderia ser desenvolvida para melhorar o sistema de categorização e visualização nos aplicativos. Para ajudar a definir a prioridade, foi criada a matriz esforço-impacto abaixo:

A. Criar nova árvore de categorias
B. Experiência da lista de categorias
C. Melhorar fluxo de categorização rápida
D. Melhorar fluxo de categorização em massa
E. Melhorar gráficos de categorias

F. UX das categorias de receita
G. Experiência de lançamento entre contas

H. "Tinder" de categorização

I. Melhorar experiência de "aplicar a todos"

J. Comparar experiências entre Android e iOS

As primeiras iniciativas que foram exploradas foram as de A à E e resultaram nas modificações de experiência visualizadas abaixo.

Árvore de categorias

Foi identificado que as categorias existentes no aplicativo estavam ultrapassadas, não eram suficientes e algumas eram pouco intuitivas. Para criar a nova árvore de categorias, foram analisadas as principais categorias criadas pelos usuários. Dessa forma, além de acrescentá-las ao aplicativo e disponibilizá-las para todos, foi possível entender melhor a granularidade ideal.

O resultado foi a elaboração de 3 níveis de categorias. A granularidade foi ajustada para que cada categoria tivesse suas subcategorias para detalhar o controle de receitas e gastos, como exemplificado acima com Transporte.

A lista de categorias no aplicativo também foi redesenhada para facilitar a navegação e suportar subcategorias.

Nova lista de categorias

A visualização dos gráficos também foi melhorada a fim de garantir o entendimento quanto cada categoria afeta o total de gastos, além de fornecer mais detalhes com acesso para subcategorias.

Foi criada uma nova experiência de recategorização. Além do usuário conseguir alterar a categoria nos detalhes da transação caso seja necessário, agora ele pode fazer esse processo de forma massiva. O sistema do aplicativo também foi atualizado para aplicar a mudança feita pelo usuário nas próximas transações semelhantes, se tornando mais inteligente e personalizado.

full.jpg

Impacto

O processo de validação da hipótese foi fundamental para a criação de iniciativas que agregassem valor à experiência dos usuários do Guiabolso. Foi possível utilizar dados internos em conjunto com sugestões dos usuários e pesquisas. Em um trabalho colaborativo com a squad, foi possível entender quais categorias faziam falta e assim uma nova forma de organizar receita e gastos foi criada.

Enquanto as mudanças visuais estavam sendo desenvolvidas, a mudança no sistema de categorização que o fazia aprender com as mudanças feitas pelo usuário diminuiu a porcentagem de recategorizações realizadas nos aplicativos Android e iOS.

bottom of page